Puncionadeiras: Tecnologia e Precisão em furos, corte e repuxos

Categoria: Sem categoria | Última atualização: 5 de julho de 2022

Puncionadeiras: Tecnologia e Precisão em furos, corte e repuxos

As puncionadeiras são máquinas que utilizam conjuntos de matrizes e punções, atrelados a tecnologia de softwares CAD e CAM para executar furos, cortes e repuxos com precisão.

Cortar, Dobrar, Furar e Repuxar parece ser algo bem complexo para uma máquina só, mas as puncionadeiras dão conta do recado e neste artigo você vai descobrir como e porque elas fazem isso

O QUE SÃO AS PUNCIONADEIRAS

As puncionadeiras são máquinas que surgiram antes das máquinas de corte a laser como alternativa às prensas e podem cortar, dobrar e repuxar materiais como alumínio, cobre, aço carbono, aço inox e outras ligas metálicas.

O uso dessa máquina é recomendado para trabalhos com grande variação de cortes e furos e em pequenos volumes de produção, permitindo a criação de protótipos de forma rápida e com baixo custo.

Ao contrário das prensas, que necessitam da fabricação de um ferramental para conformar ou furar um peça no formato desejado, as puncionadeiras dispõem de conjuntos de punções (ferramentas para furar uma superfície) em diversos formatos, como quadrados, retângulos, círculos e ferramentas de conformação.

PROCESSO DE FURO E CONFORMAÇÃO

Os conjuntos de punções ficam acoplados em uma peça chamada torre e as matrizes ficam fixadas na a base do maquinário junto à “cama de pregos” (área por onde a chapa do material irá passar).

Para que a punção seja executada, o material usado na produção das peças, como uma chapa de aço por exemplo, passa pela cama de pregos até assumir a posição desejada sobre a matriz e abaixo da torre

Os conjuntos de Punções e as matrizes se complementam e, ao serem pressionados juntos, cortam ou conformam o material que está entre eles.

A seguir temos um exemplo do layout de um disco de punções onde podemos observar os diversos formatos:

Um furo ou recorte em formato simples, como um quadrado por exemplo, pode ser feito com uma única batida, já formas um pouco mais complexas, como sulcos em formato retangular, são feitas com várias batidas consecutivas sobre a peça em posições milimetricamente diferentes.

Para executar os cálculos de posições e frequências de batidas, as puncionadeiras são programadas com computadores CNC que operam a máquina.

As posições da chapa são passadas para o computador CNC através de um Software CAM que converte um desenho CAD em diversas operações que a máquina deve executar.

Para entender melhor como funcionam os Softwares CAD e CAM clique aqui

A Vacechi utiliza a Puncionadeira da Euromac modelo ZX 1250 com 300kN de força de punção e com a capacidade de perfurar chapas de 6mm de espessura

Usamos esse processo para fabricar as chapas utilizadas nas estruturas dos nossos armários e Racks Outdoors

Contamos com os melhores profissionais capacitados e experientes para operar nossa máquina e executar qualquer projeto com qualidade

Envie seu orçamento para nosso time comercial e conheça a qualidade e experiência de mais de 30 anos de mercado que só a Vacechi possui.

Enviar Orçamento para Vacechi