Serviços
Pintura
Acabamento duradouro e uniforme para diversas superfícies metálicas.
Com a pintura eletrostática a pó é possível aplicar nos mais diferentes materiais metálicos, dando-lhes um acabamento uniforme, duradouro e protegê-los contra possível corrosão.
O aço é largamente utilizado na indústria para produção de diversos produtos. Apresenta alta resistência mecânica e durabilidade, mas sem uma proteção, está sujeito à corrosão. Quando a pintura eletrostática é aplicada na superfície do aço, cria uma proteção contra a corrosão e intempéries, além de dar um acabamento uniforme.
Metal leve e resistente à corrosão e seu uso é diversificado, sendo utilizado na produção dos mais diferentes produtos. A pintura eletrostática proporciona uma estética diferenciada com a aplicação de cores variadas e melhora a apresentação dos materiais feitos em alumínio.
Este metal é reconhecido por não sofrer a corrosão causada por elementos naturais. A pintura eletrostática reforça a capacidade do zinco de se preservar e não ser acometido pela abrasão, aumentando sua durabilidade e resistência, além de definir um acabamento diferenciado com a aplicação das tintas coloridas.
É um material bastante suscetível à corrosão, mas mesmo assim é bastante utilizado na indústria. A pintura eletrostática é um aliado importante para aumentar a vida útil do metal e possibilita sua utilização até mesmo em áreas externas, sujeitas às intempéries. Sem a pintura eletrostática a vida útil do ferro seria bastante reduzida.
Hoje em dia, a pintura eletrostática a pó é indispensável em diversos setores industriais por suas características: acabamento uniforme, aumento da proteção contra a corrosão e valorização estética. Veja alguns setores que utilizam essa técnica de pintura.
O corte a laser é empregado no recorte das chapas superfícies metálicas para dar forma à carroceria dos automóveis, na produção de rodas, em mecanismos do motor, entre outras utilizações. Toda operação é realizada automaticamente, por meio de softwares específicos que garantem uma precisão e alta produção.
Amplamente empregada pelos fabricantes de eletrodomésticos a fim de garantir durabilidade e tornar os produtos esteticamente mais bonitos, a pintura eletrostática é utilizada para pintar geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, freezers, etc.
Por apresentar maior eficiência, rapidez de aplicação, durabilidade e economia, a pintura eletrostática supera outros métodos de pintura, confira a seguir:
A pintura eletrostática é altamente durável e resistente. Sua técnica de pintura em que a parte metálica recebe uma carga magnética oposta à carga da tinta em pó, torna-se altamente eficiente. Com isso, as cargas positiva e negativa se atraem e tornam a superfície metálica uniforme e com acabamento perfeito. A pintura eletrostática apresenta alta durabilidade e resistência a arranhões, abrasão, impactos e produtos químicos.
Como a pintura eletrostática se dá por meio de atração magnética, o pó da tinta não se sobrepõe e cria uma superfície lisa, uniforme e esteticamente perfeita. A peça não fica com imperfeições, mesmo no teste do toque, e não há sinais visuais de que a tinta tenha escorrido.
Na pintura eletrostática não há desperdício de matéria-prima. O pó que não se fixa na superfície metálica é recolhido e utilizado na pintura da próxima peça. A economia também ocorre no tempo que a peça precisa para secar, é muito menor do que em outros métodos. Esse processo de pintura também evita grande produção de resíduos que acabam contaminando o meio ambiente, ou seja, é uma técnica bastante sustentável.
Para conseguir bons resultados com a pintura eletrostática, é preciso seguir os protocolos para o material ficar com ótimo acabamento. Veja a seguir:
Antes de aplicar a pintura eletrostática é preciso que a peça esteja totalmente limpa, seca e livre de qualquer tipo de resíduo. Evitar essas condições é importante para que a tinta fixe corretamente na superfície do metal e não fique com imperfeições originadas por alguma sujeira.
Dependendo do tipo de metal que receberá a pintura eletrostática, existe um tipo de tinta ideal para ser aplicada. Entre os mais utilizados estão o epóxi, o poliéster e o híbrido. O epóxi é melhor se for aplicado em materiais que ficarão em ambientes internos; já o poliéster para peças que ficarão expostos na parte externa e sujeitas às intempéries; o híbrido utiliza as duas técnicas conjuntas, sendo bastante versátil.
Para secagem da tinta a pó, após a peça ser pintada, ela é levada para ser curada (aquecida) em um forno com temperatura entre 180ºC a 200ºC por cerca de 30 minutos. Essa etapa faz a tinta se dissolver, criar uma camada uniforme e aderir definitivamente à superfície.
Após a cura, é preciso fazer uma vistoria nas peças para ver se a pintura eletrostática foi bem aplicada. Durante a inspeção verifica-se se há bolhas, manchas, arranhões, imperfeições ou áreas mal cobertas na peça. A verificação pode ser visual ou então com a utilização de instrumentos específicos para que a inspeção seja mais efetiva.