Serviços
Corte a laser
Tecnologia de ponta para cortes precisos em diversos materiais
O corte a laser é um processo altamente preciso que pode ser utilizado para cortar diversos tipos de materiais como o aço, alumínio e madeira.
Material largamente utilizado na produção industrial por sua alta resistência, dureza e durabilidade. O aço é matéria-prima em obras de grande porte da construção civil, na indústria automobilística, na de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, na confecção de gabinetes para os mais diferentes fins, etc.
Entre as propriedades mais importantes do aço inox estão sua resistência à corrosão, durabilidade e aparência. Isso se deve aos elementos que compõem este metal: ferro, cromo, carbono e níquel. Sua superfície brilhante e lisa tem uma aparência moderna e sofisticada que permitem seu uso sem nenhum tipo de pintura. Um bom exemplo são os eletrodomésticos feitos dessa forma, como geladeiras e micro-ondas.
Obtido por meio do mineral bauxita, o alumínio tem características que os diferenciam do aço: é resistente, leve e possui ótima condutividade elétrica. Os setores aeronáutico, naval, automobilístico, entre outros, utilizam muito o alumínio na produção de bens de consumo e também, em edificações.
O corte a laser é empregado no recorte das chapas metálicas para dar forma à carroceria dos automóveis, na produção de rodas, em mecanismos do motor, entre outras utilizações. Toda operação é realizada automaticamente, por meio de softwares específicos que garantem uma precisão e alta produção.
Diversos materiais utilizados na construção civil são recortados pelo corte a laser, como: vigas, colunas metálicas, esquadrias de alumínio, gradis, etc. Quando a precisão de um projeto arquitetônico é indispensável, o corte a laser é a melhor solução para fazer o recorte de materiais.
As possibilidades de utilização do corte a laser no setor de sinalização e na publicidade, são muitas. Podemos destacar placas sinalizadoras em metal, em madeira, em acrílico, etc. Na publicidade o corte a laser é utilizado em peças para montagem de comunicação, como totens interativos, mobiliário urbano, entre outros.
A técnica do corte a laser oferece muitas vantagens, entre as quais, podemos destacar:
Por ser um processo automatizado, o feixe a laser segue geometrias digitalizadas que garante um recorte com enorme exatidão. É possível criar recortes arredondados, retos, em desenhos complexos com precisão milimétrica. Em chapas de metal, é possível posicioná-las para maior aproveitamento de toda extensão, mesmo que a proximidade entre um recorte e outro seja de poucos centímetros.
O feixe de luz tem um diâmetro de milímetros (aproximadamente 0,2mm) e ao passar pela superfície, o corte a laser não deixa rebarbas e não é preciso o processo de lixamento para ter um recorte liso. É possível manter recortes padronizados de várias peças em uma mesma chapa, tornando o trabalho uniforme e preciso.
O corte a laser pode ser utilizado nos mais diferentes tipos de materiais: metal, acrílico, madeira, poliuretano, vidro, entre outros. O recorte é altamente preciso em todos os materiais e oferece rapidez e agilidade em cada trabalho.
O corte a laser é um processo automatizado que utiliza softwares que fazem a programação que controlam todo o processo, como a operação do equipamento, o sistema de resfriamento, a intensidade do feixe a laser, o sistema de extração, os materiais para processamento a laser, etc.
Existem diversos softwares utilizados no corte a laser, a escolha será pelo tipo de material que será recortado. Aqui, na Vacechi, utilizamos o Metalix, nossos engenheiros analisam os detalhes de cada projeto e definem o melhor jeito de programar e parametrizar o corte laser para ser utilizado no trabalho.
Existem alguns padrões para a configuração do projeto que será enviado para a empresa que irá realizar o corte a laser. É importante seguir à risca, pois a interpretação do documento será feita exatamente como está no arquivo. Portanto, atenção às linhas de corte, se existirem linhas duplicadas (o equipamento fará a leitura e o corte será duplicado), medidas, quantidade do material a ser recortado.
Os tipos de arquivo mais comuns utilizados no corte a laser são:
AI - Adobe Illustrator
CDR - CorelDraw
SVG - (Scalable Vector Graphics) - Programas como CorelDraw, Adobe Illustrator e Open Office Draw exportam arquivos para essa extensão
EPS
DXF - AutoCAD
DWG - AutoCAD
PDF - Somente arquivos vetoriais convertidos para .pdf
Os arquivos podem ser enviados em diversos formatos, como: vetores, raster (imagens), negativo ou positivo, profundidade (quando não é feito o corte, apenas a marcação geométrica do desenho na superfície).