Do Papel para Tela: Projetos e Desenho em Softwares CAD

Categoria: Sem categoria | Última atualização: 25 de maio de 2022

Do Papel para Tela: Projetos e Desenho em Softwares CAD

Neste artigo vamos falar sobre a evolução das técnicas de desenho para projetos e dos Softwares CAD (Computer Aided Design)

Desenhar é, desde a antiguidade, a forma mais convencional de expressar suas ideias e fazer com que outra pessoa entenda suas necessidades.

DESENHOS E PROJETOS: UMA FORMA DE EXPOR SUAS IDEIAS

No desenvolvimento e na fabricação de peças, o uso de desenhos é indispensável para comunicar as intenções do cliente ao operador que irá manusear e dar forma ao material escolhido.

Antes de ligar qualquer máquina, antes de cortar, soldar, furar e pintar qualquer pedaço de material é necessário ter as instruções e coordenadas do que será feito com o material.

E esse é o “papel” do desenho, comunicar da forma mais clara possível o que você realmente deseja para seu projeto.

Mas em alguns casos apenas o desenho não seja suficiente para que você visualize sua ideia e certifique-se que o que pretende construir ficará realmente bom.

Quando isso ocorre, podemos utilizar a modelagem 3D, que nada mais é do que construir um protótipo da sua peça através de um programa de computador.

Com isso é possível rotacionar sua peça e ter uma visão de vários ângulos do produto final. Também é possível conferir medidas, ajustar os detalhes necessários e ter uma ideia clara de como seu projeto ficará quando finalizado.

Porém, esse processo de desenho, modelagem e prototipação nem sempre foi algo fácil e rápido de fazer. Antigamente tudo era feito com papel e caneta, lápis, lapiseira e muita borracha.

Acho que você já pode imaginar o caos que era para os projetistas que precisavam usar réguas, guias, esquadros, compassos e diversas ferramentas todos os dias para desenhar em uma folha de papel.

E quando o projetista cometia um erro? Em muitos casos, dependendo da etapa do desenho, era necessário jogar a folha de projeto fora e começar tudo de novo.

Isso realmente era um transtorno pois, além do retrabalho, gerava desperdício de tempo.

Sem contar que para ter um só projetista ocupava muito espaço físico dentro da empresa, agora imagine para ter uma equipe de projetistas? As empresas precisavam de espaços muito maiores para alocá-los.

Mas com a criação dos softwares CAD, executar esse tipo de serviço ficou muito mais prático, rápido e eficiente.

O QUE O CAD?

CAD é a sigla para Computer Aided Design, que traduzido para o português seria algo como: ‘Desenho Assistido por Computador’.

Através desses softwares é possível criar os desenhos de um projeto, fazer representações gráficas, modelagem e maquetes em 3D. E ainda, fazer várias cópias de uma vez só e manter todos os arquivos organizados em um só lugar.

Quando falamos em CAD é quase automático lembrarmos do programa AutoCAD criado pela Autodesk.

Mas existem softwares de outros desenvolvedores no mercado que podemos usar para modelar nossos projetos, como por exemplo o Inventor, o SolidWorks, o SketchUp, Maya, Revit, Catia, entre outros.

Os softwares CADs são usados em diversas áreas do mercado para desenhar e projetar novos produtos e soluções para a indústria, para arquitetura e urbanismos, construção civil, mecânica e até mesmo para impressoras 3D.

Esses softwares utilizam sistemas de coordenadas onde é possível criar diversas linhas, formas e objetos nos planos X e Y e no plano Z (no caso dos projetos em 3D).

VANTAGENS EM UTILIZAR SOFTWARES DE CAD NO DESENHO DE PROJETOS

É evidente que desenhar e modelar seu projeto em um software CAD traz inúmeras vantagens para você. Uma das principais é a rapidez para desenhar e corrigir os projetos.

Nos métodos antigos, para se fazer qualquer modificação era preciso muitas vezes refazer todos os desenhos do projeto, aumentando o tempo de duração e os custos.

Outra vantagem em utilizar esses softwares é a representação gráfica. Com o avanço da tecnologia, os softwares CAD 3D possibilitam acrescentar cores e texturas nas peças, e criar projetos em 3D quase tão idênticos ao projeto real.

Os projetistas da Vacechi  usam esses programas para projetar e desenvolver sua ideia utilizando os mais modernos programas de modelagem 3D do mercado.

Desenvolvemos seu projeto de acordo com a sua necessidade com a máxima qualidade para entregar o que você deseja com eficiência e precisão.

Clique no link abaixo para entrar em contato com um de nossos projetistas e nos mandar seu projeto

 

Projetos Especiais