Última atualização:
06 de dezembro de 2022
A Vacechi executa serviços de solda para diversos materiais e aplicações disponíveis no mercado. A soldagem MIG (soldagem de Metal Inerte Gás) é ideal para projetos de grande estrutura e chapas mais espessas. Continue lendo esse artigo e compreenda os componentes da soldagem MIG.
O processo MIG é conhecido como uma técnica de soldagem que se adequa, tanto para chapas finas, como também, para componentes de seções mais largas.
O processo da soldagem é realizado através de um arco elétrico que é formado entre o material de base, ou seja, a peça, e a ponta de um arame consumível. A corrente do arco esquenta até a temperatura de fusão formar a poça de solda.
A solda MIG é perfeita para estruturas metálicas que necessitam de alta produtividade e que não demandam um acabamento mais preciso e refinado.
A solda MIG pode ser utilizada quando há necessidade de mais produtividade durante o processo de soldagem.
Um bom exemplo de aplicação da solda MIG são os robôs utilizados em linhas de produção das montadoras de carros e autopeças. Percebe a velocidade e a quantidade de solda aplicada? Essas qualidades são mais importantes do que o acabamento em si.
Na soldagem de Metal Inerte Gás, o arco se forma entre a extremidade de um eletrodo de um fio de pequeno diâmetro alimentando um carretel e a peça de trabalho.
Seus principais componentes são:
Durante o sistema de alimentação de arame, precisa operar de forma suave para que sua soldagem seja uniforme. Os sistemas de alimentação incluem push-pull, spool-on-gun e pinch rolls.
A solda MIG, geralmente é executada em uma fonte de energia plana. A corrente de soldagem é determinada de acordo com a velocidade e pela alimentação do arame. O comprimento do arco é determinado através do nível de tensão da fonte de alimentação.
O gás realiza a proteção da poça de fusão e o arco, sendo composto por dióxido de carbono e argônio.
Obtenha o diâmetro e a constituição de forma correta da solda de acordo com o seu projeto.
A tocha de soldagem proporciona proteção aos gases ao arco e à poça de solda, e move a corrente de soldagem para o cabo. As tochas podem ser refrigeradas a água ou a ar.
É necessário ficar atento ao conduíte para que seja reto e curto, para que a alimentação ocorra sem que haja problemas.
Fortalece o que está sendo soldado e conduz a corrente elétrica utilizada para derreter o ânodo.
Agora que você já conhece os principais componentes da soldagem MIG, está na hora de tirar seu projeto do papel.
A Vacechi possui os melhores profissionais de solda com mais de 30 anos de experiência no mercado, preparados para oferecer os melhores serviços e produtos da mais alta qualidade, eficiência e sofisticação.