Última atualização:
16 de janeiro de 2023
O processo de soldagem com arame tubular traz a junção de metais pelo aquecimento através de um arco elétrico que é estabelecido entre a ponta do arame e a peça de trabalho. Quer conhecer mais sobre esse procedimento? Continue lendo o artigo!
Os arames sólidos foram os primeiros tipos de arame introduzidos e produzidos no mercado para soldagem MIG/MAG. Durante mais de duas décadas, foram os únicos materiais usados no mercado, o que ocasionou substituição de diversas aplicações onde eram utilizados no processo de TIG e o eletrodo revestido.
Quando surgiram, os arames eram feitos de alumínio, porém, logo após, começaram a ser produzidos com aço carbono e em seguida, inox. Recentemente introduziram no mercado arames com ligas diversificadas para suprir as necessidades que surgiam com a evolução da metalurgia.
Após essa evolução, começaram a utilizar arames tubulares, que possuem em seu interior um fluxo que protege o arco do ar atmosférico.
O processo de soldagem com arame tubular lembra o processo MIG/MAG, principalmente sobre os equipamentos que são utilizados. A diferença é que o arame tem a forma tubular, por onde passa um fluxo de gás que garante neste processo características especiais.
Durante o processo, o arame é completamente revestido e alimentado constantemente, que resulta em uma solda de alta qualidade, com arco estável e baixo nível de respingos.
No mercado, há dois tipos de arames tubulares, são eles:
Tem como objetivo auxiliar na soldabilidade, deposição em posições de soldagem de variados tipos de materiais, na introdução, na gestão da fusão, como também no acabamento.
Com o preenchimento do arame, executa a função de proteção, muito parecido a um eletrodo invertido. Nesse tipo de arame não há necessidade de transporte do gás, como também, pode soldar sem que haja cabines de proteção caso esteja em ambientes ao ar livre.
A utilização desse tipo de solda vem crescendo nos últimos anos. Alguns segmentos como petrolífero, naval, construção pesada estão entre as que mais utilizam soldagem com arames tubulares.
A nossa missão é aprimorar constantemente os processos e proporcionar aos nossos clientes, soluções inovadoras que possam atender as expectativas e necessidades.
Procuramos entregar mais do que projetos e peças de metais, agregamos também, experiência diferenciada onde ideias são transformadas em realidade.