Como são feitas as chapas de aço: do minério à bobina.

Categoria: Sem categoria | Última atualização: 14 de junho de 2022

Como são feitas as chapas de aço: do minério à bobina.

As chapas de aço são o carro-chefe para a produção de peças usadas nas mais variadas aplicações do mercado.

O processo para transformar o minério de ferro em bobinas de aço envolve muitas etapas e resulta nesse produto de vital importância para o setor metalúrgico.

São usadas para a construção de carros, aviões, prédios, móveis, eletrodomésticos e brinquedos. Praticamente,  em todos os produtos que usamos no dia a dia, encontramos peças de diversos tamanhos produzidas a partir dessas chapas.

Neste artigo você verá a trajetória do minério de ferro, desde a sua escavação nas minas até se transformar em peças que utilizamos no nosso dia a dia.

PROCESSOS DE TRATAMENTO DO MINÉRIO PARA SE TORNAR CHAPAS.

Para produzir o aço são utilizadas duas matérias-primas: o carvão mineral e o minério de ferro que são extraídos após as escavações de minas subterrâneas (ou a céu aberto) e enviados para as indústrias responsáveis pela fabricação do aço.

O carvão é aquecido em um forno industrial com temperaturas acima de 1000ºC por cerca de 18 horas e transformado em coque metalúrgico, uma massa sólida de carvão mineral e enviado ao alto-forno.

No alto-forno, uma mistura de minério de ferro com elementos fundentes, chamada de sínter, é adicionado ao coque metalúrgico e aquecido para produção do ferro gusa, que é armazenado em estado líquido em um cadinho localizado na base do alto forno. Quando o cadinho se enche, furos são feitos em sua base para que o ferro líquido possa ser transportado por canais de corrida até ser recolhido em carros torpedos.

Os caminhões torpedos transportam o ferro gusa até o local onde irá passar pelo processo de dessulfuração, que é a retirada de enxofre do ferro líquido e, logo em seguida, pelo processo de refino primário.

Após esses dois processos, o aço é despejado em uma panela onde são adicionados elementos de liga que dão as propriedades químicas e físicas para cada tipo e aplicação do aço.

 

DANDO FORMA ÀS CHAPAS DE AÇO


Depois de derretido, transportado, despejado e enriquecido, o aço passa por uma máquina de lingotamento contínuo. Ainda em estado líquido, o material é vazado para os veios da máquina de lingotamento onde começa a esfriar e solidificar na forma de placas.

As placas são cortadas no tamanho desejado para que possam ser transportadas para os locais onde serão transformadas em chapas pelo processo de laminação.

O processo de laminação pode ser feito de dois modos: a quente ou a frio.

Processo de laminação a quente:

Esse processo é feito para obter chapas e tiras de aço grossas.

As placas de aço são aquecidas em temperaturas elevadas e passam por grandes rolos até atingirem a espessura desejada. Tais chapas são utilizadas nos setor naval, no setor de óleo e gás e na fabricação de máquinas industriais, tanques, vagões, equipamentos rodoviários e na construção civil.

Já as tiras de aço grossas passam pelo processo de laminação de desbaste para diminuir a espessura da tira e em seguida, por uma máquina de laminação a quente.

Depois de passar pela máquina de laminação a quente, a tira, já desbastada, passa pelo processo de resfriamento e segue para uma bobinadeira, uma máquina que transforma a tira de aço em bobinas.

A bobina a quente é matéria-prima para o processo de laminação a frio.

>> Processo de laminação a frio:

Antes de ser laminada, as bobinas passam por um tratamento de limpeza com ácido e pelos processos de recozimento e encruamento, onde as propriedades mecânicas do aço são recuperadas.

Logo em seguida, as bobinas são encaminhadas para o laminador de tiras a frio, onde a chapa passará por diversos roletes até atingir a espessura desejada.

As bobinas de aço também recebem tratamentos com outros materiais para dar mais resistência ao material, como banho de zinco, por exemplo.

Só então ela é cortada em chapas seguindo as especificações de mercado ou de um cliente específico.

TRANSFORMANDO CHAPAS EM PEÇAS

Depois que as chapas são cortadas em tamanhos comerciais o próximo passo é transformá-las em peças para que o aço possa ser usado em nosso dia a dia.

Nessa etapa podemos utilizar diversos processos, ferramentas e meios para cortar, dobrar, furar e soldar o aço. Para isso, você pode contar com os serviços oferecidos pela Vacechi.

Nossa empresa possui os melhores equipamentos e profissionais qualificados para fazer Corte a Laser em chapa de metais, dobra de chapas e peças, serviços de Solda MIG & TIG e máquinas puncionadeiras para estampar e perfurar chapas de metal

A Vacechi também oferece o serviço de pintura eletrostática para você garantir o acabamento de alta qualidade e uma proteção extra para suas peças contra corrosão e os efeitos causado pelo ambiente, como chuva, poeira e raios UV.

Envie seu orçamento para nosso time comercial e conheça a qualidade e experiência de mais de 30 anos de mercado que só a Vacechi possui.

Orçamento para corte a laser