Corte e Dobra de Chapas: Os processos para modelar seu projeto

Categoria: Sem categoria | Última atualização: 25 de abril de 2022

Corte e Dobra de Chapas: Os processos para modelar seu projeto

 

O corte e a dobra de chapas são processos onde combinamos nossa habilidade de modelar e dar forma aos objetos utilizando ferramentas e tecnologias desenvolvidas para esse objetivo.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre esses dois processos, os maquinários necessários e quando você deve usá-los.

CORTE DE CHAPAS

O corte de chapas é um dos processos que mais se beneficiou com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos equipamentos. Décadas atrás só era possível obter peças com formato geométrico simples, como quadrados, triângulos, retângulos e trapézios, pois as guilhotinas só executavam cortes de ângulos retos.

Neste processo de fabricação uma parte do material era separada do restante através da deformação causada pela ação de forças opostas e cortantes, que chamamos de cisalhamento. 

Confuso? Imagine uma tesoura cortando um pedaço de papel. 

Quando fazemos o movimento de corte usamos a força de nossas mãos para fazer com que as lâminas da tesoura pressionem o papel. Essa pressão separa uma parte do papel do restante da folha. 

Mas para cortar chapas de aço, metal, inox e alumínio precisamos de muito mais força e pressão. 

Por isso, o corte em chapas era feito com o uso de guilhotinas, que recortavam o metal utilizando facas ou lâminas industriais.

corte-laser-chapa-metal

Com a criação das máquinas de corte a laser operadas por CNC tornou possível o corte de peças com curvas e em diversos ângulos, uma vez que o corte não é feito mais por facas e sim, por um feixe de laser que atravessa o material e executa o corte no formato desejado.

Além de peças mais elaboradas, o corte a laser também possui acabamento de alta qualidade, pois o calor gerado pelo feixe sela as arestas do material, dispensando o uso de outros equipamentos para acabamento, como a lixadeira, por exemplo.

 

DOBRA DE CHAPAS

Em muitos casos é preciso alterar a geometria de uma chapa e moldá-la para que assuma um formato específico e desejado. Para isso, usamos o processo de dobra de chapas.

Através desse processo é possível dobrar uma chapa de aço, metal ou inox e dar forma a peças, perfis, bandejas, cantoneiras, calhas, telhados, degraus de escada e inúmeras outras aplicações.

Para executar esse processo a chapa de metal é inserida entre duas peças chamadas de faca e prisma. Em seguida, um operador determina qual será a força e a pressão que será aplicada sobre a chapa de metal plana. 

Com a força e pressão certas é possível dobrar a chapa em vários ângulos. As máquinas de dobras CNC fazem os cálculos necessários conforme as instruções inseridas no computador. Aplicada a pressão, o operador executa o movimento de dobra até a chapa assumir o ângulo desejado.

corte-chapa-guilhotina

ONDE ENCONTRAR SERVIÇOS DE CORTE E DOBRA PARA SUAS CHAPAS

A Vacechi possui os equipamentos necessários para dobrar e conformar chapas de diversos materiais, como aço, alumínio, ferro, inox e outros metais com até 12mm de espessura.

Conte com a nossa tecnologia e experiência de nossos profissionais para dar forma ao seu projeto.

Mande seu projeto para a Vacechi no link abaixo:

>> vacechi.com.br/contato